As pessoas não dão a devida importância a seus “rastros digitais”. É o que acredita o empreendedor Celso Fortes, fundador da agência Novos Elementos e criador do aplicativo “Beba água”. Para ele, é necessário prestar atenção ao que se diz na internet e tentar manter um registro disso para não evitar surpresas desagradáveis no futuro.
O que são rastros digitais? São registros que a pessoa acumula ao longo da vida na internet, seja em sites de pesquisas, grupos abertos e fechados, e em todo e qualquer tipo de rede social. Geralmente, são informações que, com o passar dos anos, acabam esquecidas.
Qual é a importância de estar atento aos rastros digitais? Eles podem evidenciar um momento da vida que ficou no passado e que não reflete a realidade atual, podendo levar a um entendimento equivocado da vida pessoal e profissional. Até porque não é raro mudarmos de opinião, postura e ideais.
Como o profissional deve administrá-los? Sempre que possível, deve manter um registro atualizado de sites, portais, aplicativos que utiliza ou tenha utilizado e evitar compartilhar dados em qualquer plataforma. E quando deixar de usar alguma plataforma, lembrar de excluir perfil e dados inseridos ao longo do período de utilização.
Quando as redes se tornam perigosas? Quando você não atualiza seus dados ou quando compartilha informações privadas ou sujeitas a interpretação equivocada. É bom lembrar que qualquer tipo de informação compartilhada na rede passa a não ser mais sua e torna-se nossa.
Read more: http://oglobo.globo.com/economia/emprego/entrevista-dados-compartilhados-passam-ser-nossos-13381747#ixzz39r4wNo1h