spetcles2

Há quase dez anos a Apple lançava o iPhone. Inovador, o smartphone surpreendeu o mercado por combinar dezenas de funções em um aparelho só. E melhor, hardware e software eram feitos em harmonia. Algo que a rede social Snapchat – agora rebatizada de Snap – tenta repetir ao lançar o Spectacles, um óculos capaz de gravar vídeos, tirar fotos e postar via wi-fi.

Apesar de lembrar o Google Glass, a tecnologia da até então rede social pode ter potencial, mas levanta dúvidas. Afinal, outras gigantes fracassaram ao lançar produtos “ponta a ponta”. Foi assim com o Lumia da Microsoft/Nokia, o Nexus do Google/Huawei e o Firefox OS que foi desenvolvido para ser celular, virou sistema operacional e esse ano foi totalmente descontinuado.

Poderia divagar horas sobre os motivos que levaram ao fim de todas estas iniciativas, mas é possível identificar algo em comum em todos: estas empresas nasceram e fizeram os seus nomes no mundo online. Nunca antes elas haviam se aventurado na criação de equipamentos físicos. É óbvio que isso teria um efeito limitador. Algo que a Apple não passou, uma vez que o desenvolvimento completo faz parte do DNA da empresa criada por Steve Jobs.

Artigo reproduzido na íntegra no portal Mundo do Marketing – Celso Fortes é o CEO da agência Novos Elementos e colunista do Portal Mundo do Marketing.