Especialista em publicidade, Celso precisou diversificar os serviços da sua agência digital para continuar com as contas no azul. Criador e CEO da Novos Elementos e do recém lançado Bistrô Digital, Fortes comemora o fato de ter atravessado uma das piores fases da economia brasileira e retomar os planos para a comemoração da primeira década da sua empresa.
– Em 2017 vamos comemorar 10 anos de existência. Não foi nada fácil chegar até onde estamos, mas posso dizer que estas situações marcantes funcionaram como verdadeiras lições de vida. E não carregarei essa experiência sozinho. Minha equipe tem participação fundamental nesse processo – afirma o empreendedor em entrevista ao portal Administradores.com.
“Mas saiba para onde deseja ir. Em tempos críticos o empreendedor não pode se perder no desespero e no isolamento. É necessário abrir os horizontes, trocar ideias com os profissionais da empresa e dar chances para projetos antigos ou inusitados. A Novos Elementos era uma empresa focada na criação de sites e de aplicativos. Começamos a realizar um esforço comercial e profissional em outros serviços – atendimento em mídias sociais e inovações mobile – e em poucos meses constatamos que a equipe respondia bem aos novos temas. Isso ajudou a aumentar a lucratividade”.
2. Reuna a equipe
“São tempos difíceis, logo não adianta colocar mais pressão negativa em cima dos ombros dos outros. Seja claro com a equipe, exponha a situação do mercado e divida com eles a responsabilidade de alcançar novos patamares. No meu caso essa missão foi “mais suave” pois sempre preferi contratar profissionais com características empreendedoras. Pessoas que olham apenas para o próprio umbigo são nocivas e vão sepultar ótimas ideias. Ficar “empurrando” os profissionais o tempo todo prejudica o andamento dos negócios. Delegar as funções mais básicas e focar apenas naquilo que é primordial te manterá mais animado e inspirado a crescer”.
3. Dedique-se
“O empreendedor é a melhor representação do próprio negócio. Então, a melhor coisa a fazer é respirar o mercado/atividade e não se acomodar com o mau momento. Aprimorar esta postura é uma forma de aumentar a eficiência em reuniões e os eventos. Estar bem antenado com o que acontece com a empresa é fundamental para se manter atualizado e preparado para o que der e vier. Outra coisa, os colaboradores da sua empresa sentem a sua animação e são influenciados pelo seu estado de espírito e animação. Portanto, nada de esmorecer!”
4. Networking
“Repito: “O empreendedor é o principal PDV (Ponto de venda) da marca”. Todo e qualquer contato é uma maneira de “vender” os serviços. Logicamente que você não deve virar o “chato” que vai ficar enfiando produtos goela abaixo dos outros. Pense como suas atividades são importantes e podem ser úteis para as pessoas. Além disso, essa é uma boa forma de obter feedbacks espontâneos e analisar se o seu convívio social é realmente útil para o estilo de vida empreendedor. Não tenha medo de selecionar com quem você vai conviver. Para prosperar é preciso aprender a selecionar com quem você vai gastar o seu tempo.
5. Desapegue
“Não adianta ficar em cima do projeto a todo instante. Assim como qualquer relação humana, esse “apego” vai te desgastar emocionalmente e posso te dizer mais: isso configura falta de convicção. Planeje o trabalho com profissionais sérios e saiba confiar nas próprias escolhas. Caso o formato inicial comece a mudar ou existirem melhores opções, não existe vergonha alguma em aceitar as alterações ou o feedbacks dos colaboradores que estão com a “mão na massa”. Se ainda assim o projeto não for para frente, não perca muito tempo sofrendo a perda do seu “amor”. Aprenda o que for necessário e siga em frente. Outros “amores” surgirão”.