Matéria reproduzida dos cadernos de bairro do O Globo (Barra, Tijuca e Niterói) | Foto: InfoGlobo/Guilherme Leporace

É um açougue, mas sem carne. Nas prateleiras, hambúrgueres, quibes e até bacon. Todos os produtos seguem os preceitos das culinárias vegana ou vegetariana. É essa a proposta da loja, a primeira deste tipo na cidade, que será aberta sábado, às 10h, pelos chefs Celso Fortes e Michelle Rodriguez no Mercado dos Produtores, no shopping Uptown. O empreendimento contará também com uma loja virtual, que deverá aceitar encomendas de todo o Rio de Janeiro e de Niterói.

— A princípio, ofereceremos três hambúrgueres. Um de soja com shimeji e shiitake, outro de legumes e um terceiro sem glúten, com quinoa, batata-doce e espinafre. Faremos também salsichas, linguiças e cortes de carne (tudo de soja ou glúten), além de bacon de coco e da nossa premiada coxinha de jaca — conta Michelle, a autora das receitas, referindo-se ao título de melhor coxinha oferecido em 2016 pela Sociedade Brasileira de Vegetarianismo a uma de suas criações.

O Açougue Vegano, nome simples dado pelos sócios, contará também com uma linha de produtos congelados.

— Antigamente, vegetarianos e veganos sofriam muito. Porque era muito difícil comer na rua, e os produtos eram muito caros no mercado. Isso mudou um pouco, mas nem tanto. Faremos congelados, que têm uma validade maior, para ajudar essas pessoas. Elas podem levá-los para almoçar, por exemplo — explica Fortes.

De acordo com os sócios, além da variedade de produtos, o preço será um diferencial.

— Vai sair tudo, em média, pela metade do valor dos mercados tradicionais. Um hambúrguer de 150 gramas, por exemplo, custará R$ 6,90. Normalmente, custa entre R$ 16 e R$ 20. O mesmo vale para a coxinha de jaca, que será vendida por R$ 5,90, mesmo preço das de frango em lanchonetes por aí — diz Fortes.

Morador da Barra, ele explica por que decidiu abrir o primeiro açougue vegano do Rio no seu bairro:

— Achamos que existe uma carência maior aqui. Há muito mais opções de restaurantes na Zona Sul. Mas, para atender todos os bairros, teremos o sistema de entregas.

Apesar de não vender carne, Michelle e Fortes fizeram questão de chamar o local de açougue. Nos Estados Unidos, onde esses estabelecimentos já são comuns, o nome é o mesmo.

— A origem da palavra é mercado. Foi ao longo do tempo que o termo passou a ser utilizado para lugares que vendiam somente carne. Existe muito preconceito hoje. As pessoas não têm uma experiência vegana por puro desconhecimento de texturas e sabores. A ideia, com esse nome, é tentar atrair também quem não é vegetariano — diz ele.

O interesse pelo Açougue Vegano surpreendeu os sócios: a inauguração, inicialmente marcada para fevereiro, foi antecipada. Um evento de pré-lançamento, que seria realizado no restaurante Balanceado, no CasaShopping, já tinha mais de 1.800 interessados confirmados.

Matéria reproduzida originalmente em http://oglobo.globo.com/rio/bairros/mercado-dos-produtores-na-barra-tera-primeiro-acougue-vegano-do-rio-20765887#ixzz4WDy6j3xs